LHC: Large Hole Creator ???

2 Comentários »

             Ano de 2008: período de acontecimentos que marcarão, para sempre, a história de inúmeros países. Ano das Olimpíadas de Pequim, marcadas por fraudes e enganações do COI, tristes eliminações e expectativas frustradas do tradicional esporte brasileiro. Nas Américas, a crise econômica nos EUA, que ocorre simultaneamente ao período eleitoral em que a rixa entre o democrata Barack Obama e o republicano John McCain aumentam pois, ou bem ou mal, com a globalização, estamos decidindo não apenas o presidente dos EUA e sim o representante oficial do Capitalismo mundial. No entanto, algo foi muito mais relevante do que qualquer notícia esportiva ou eleitoral. Uma tese lançada muito recentemente apresentou-se argumentativamente tão forte que passou a ser centro de inúmeras discussões éticas, cientificas e religiosas: o mundo pode acabar!

              Mas como isso aconteceria? Essa pergunta tem sim uma resposta: com a construção do LHC – Large Hydron Collider - uma máquina que pretende recriar o Big Bang. Não, você pode ter tomado um susto mas não leu errado não. A audácia da humanidade é tão grande que até recriar a grande explosão de uma porção de massa incandescente que originou o nosso universo os cientistas estão tentando. Um grupo de estudiosos reuniu-se em Genebra, na Suíça, para construir um acelerador de partículas que possibilitaria a recriação do fenômeno que originou todas as formas de vida e não-vida existentes na atualidade. Ousadia? Sim. E como qualquer projeto grandioso, apresenta uma série de riscos.

            Os cientistas nos garantem que não há nenhum risco iminente neste experimento. As chances de um acidente são mínimas. Bom, acredita nisso quem quer, mas eu, particularmente, não. Considerando o fato de que os cientistas não têm muita noção do que pode ocorrer ao longo deste experimento, estamos agindo praticamente como kamikazes, caminhando em direção a uma extinção de nossa espécie. Será que este risco (que não é pequeno, pelo contrário, atinge uma escala universal) deveria ser corrido? Vale a pena fazer isso? Obviamente, com o sucesso do experimento, inúmeras descobertas extraordinárias poderiam ser feitas, sim, mas elas valem o suficiente para pôr em risco a vida de toda a humanidade? Porque é exatamente isto que está acontecendo. Estamos sujeitos a inúmeras situações: um vazamento de material tóxico ou mesmo radioativo, um explosão atômica que seria mais forte do que o efeito de uma bomba nuclear, a criação de um buraco negro que pode devastar ou mesmo destruir inúmeras partes do globo e, dependendo da gravidade destes fenômenos, poderíamos estar à deriva de um processo que pode ser definido como o início do fim do universo. Não, não estou sendo sensacionalista porque se o fosse, tentaria mascarar os riscos desta empreitada. Estou apenas considerando as possibilidades que, como o próprio nome diz, não são certezas, mas podem acontecer. Vale a pena se arriscar assim? Acho negligentes as ações dos cientistas quanto ao experimento, esquecendo dos riscos graves, em nome apenas de glórias tecnológicas. Será que isso é uma ânsia por um prêmio Nobel ou por fama e fortuna? Não quero julgar ninguém, mas dadas as circunstâncias, é o que fica parecendo...

                     E se a teoria do Big Bang fosse comprovada neste projeto do LHC? Como  ficariam as crenças religiosas?. Se o experimento conseguir comprovar que a terra se originou do Big Bang, onde fica a teoria criacionista da Igreja Católica e outras religiões? Sabemos que os cientistas têm forte aspiração ao pensamento mais teórico dos acontecimentos, descartando as visões religiosas baseadas em dogmas que não podem ser comprovados. Com uma descoberta dessas, os cientistas provavelmente começariam a questionar a veracidade ou invencibilidade de Deus. Muitas  pessoas acreditam que estes cientistas querem brincar de Deus, se mostrando capazes de gerar a mesma coisa que Ele gerou no início de tudo. No entanto, não acredito nesta idéia. O experimento foi concebido com o simples objetivo de se descobrir novidades nos campos científicos e tecnológicos, o que poderiam ser grandes feitos na atualidade.

                    Uma informação divulgada nos jornais dizia que a máquina de LHC foi desativada ontem por motivos de vazamento de hélio líquido (uma das substâncias de menor temperatura existentes) de dentro da máquina. Se os cientistas estão tendo dificuldades para simplesmente manusear a máquina, quem dirá reproduzir o fenômeno? Onde estaria a segurança? Por precaução, esta máquina só será reativada na próxima primavera suíça, que acontece por volta de Abril do ano que vem.

                     Agora, a construção desta máquina que representou um grande avanço no campo tecnocientífico custou um bom dinheiro e, se você não percebeu, que veio do bolso de todos nós, habitantes do planeta Terra. Você foi perguntado se queria investir 10 bilhões de dólares numa máquina como esta? Sim, o mundo inteiro pagou em seus impostos uma quantia que contribuía com tal investimento, mas ninguém sabia que estava contribuindo com isso. Onde anda a democracia? Eu escolhi se queria isto ou não? Ainda dizem que somos livres...

                      Coincidência ou não, percebi uma certa analogia entre a ativação desta máquina e uma das previsões de Nostradamus (um dos maiores videntes da história): que entre 2008 e 2009, o apocalipse aconteceria e começaria, olha que irônico, em Genebra! Meio arrepiante, não é? 

                      Mas enquanto a máquina permanece desativada, podemos relaxar, temos pelo menos 6 meses de vida neste planeta em que vivemos... E assim, termino meu post com o tradicional trecho musical:

 

“Bones sinking like stones

All that we fought for

Homes, places we’ve grown

All of us are done for

And we live in a beautiful world

Yeah, we do, yeah we do…”

 

Don’t Panic – Coldplay

 

(Agradecimentos especiais ao professor David, do curso Brasas Tijuca, cuja aula inspirou-me a fazer este post.)

 

Um abraço!

2 Responses to "LHC: Large Hole Creator ???"

Anônimo Says :
27 de setembro de 2008 22:51

eu acho que você está um pouco equivocado em julgar/acusar que os cientistas estão agindo como kamikases...
isto é um experiente, teoricamente, controlado,... , com um objetivo. eles não construiram esta máquina para ver o que vai acontecer. eles sabem o que irá ocorrer. não estou defendendo este experimento, até porque eu não estou querendo morrer daqui alguns meses. Além disso, caso apareça alguma "espécie" de buraco negro dentro dentro da máquina, eles garantem que será possível desligar antes que seja formada...
Quanto a sua observação do vazamento de hélio, de acordo com o que eu tenho lido a respeito, não foi desconhecimento de como manuseiar o LHC, mas um problema com algum(s) imã(s) da máquina, e como eles disseram: se tiver algum problema, será possível desligar instantaneamente...

g.winme Says :
28 de setembro de 2008 18:25

O problema é que nada é perfeito, e sempre há chances de dar errado. Às vezes pode ser tarde demais para desligar. Afinal, eles desligaram instantaneamente, mas o hélio vazou do mesmo jeito. E outra, se é tudo tão seguro e tão certo como eles dizem, eles deveriam ter previsto essa falha dos imãs, não?
Acho que, a partir do momento em que vários países participaram da construção, as chances de erros são maiores.

Postar um comentário