E , novamente , a soberba foi derrotada.

3 Comentários »
É difícil falar de futebol sem usar todos aqueles chavões batidos como "futebol é uma caixinha de surpresas", "futebol não é uma ciênca exata" e outros do gênero.

A derrota do Fluminense na final da Libertadores parece ter acontecido para desafiar a criatividade de quem evita ultilizar essas frases feitas.

Como acreditar que precisando de 2 gols e num Maracanã lotado o Fluminense veria seu ímpeto ofensivo esfriado, primeiro por fotógrafos mal posicionados (!?), e depois, logo aos 5 minutos, em grande jogada de Guerrón, finalizada por Bolaños?

Como acreditar que na grande área, com tempo e espaço para ajeitar o corpo e escolher o canto, o artilheiro do tricolor, Washington, perderia a chance de empatar?

Como acreditar que, num chute despretensioso de Thiago Neves, e numa jogada rápida de arremesso lateral finalizada pelo próprio camisa 10, o Flu viraria o jogo?

Como acreditar que numa cobrança de falta o craque do tricolor se tornaria o primeiro jogador da história a marcar 3 gols numa final de Libertadores?

Como acreditar que, em uma defesa milagrosa, o experiente, porém criticado goleiro Cevallos salvaria um chute a queima roupa na pequena área , e ali começaria a decidir o jogo?

Como acreditar que a final da Libertadores iria para a prorrogação e, após um gol mal anulado dos equatorianos e 2 horas de futebol , Guerrón teria fôlego para dar uma arrancada de 70 metros, sofrer uma falta perigosa e "expulsar" o capitão tricolor, e um dos jogadores mais sensatos do Brasil , Luis Alberto?

Como acreditar que, após a cobrança dessa falta e a não-conversão da mesma em gol, o Fluminense, comemoraria a ida da decisão para os pênaltis?

E então, companheiros, vieram os pênaltis.
Fugindo novamente do clichê, para mim pênalti não é loteria. É, é claro, um pouco de sorte0, mas também é treinamento, experiência, catimba, momento psicológico...

Há um dado que diz que 60% das disputas por pênaltis são vencidas por quem inicia as cobranças. A Liga contava com essa ligeira vantagem. Urrutia marcou e Conca, um dos craques tricolores, perdeu para Cevallos. Ali , o goleiro equatoriano mostrava estar com confiança. O zagueiro Campos perdeu , e o jogo estava "psicologicamente" empatado. Porém, após o apito do juiz e a demora de Thiago Neves, Cevallos saiu do gol para "reclamar" com o árbitro, e acabou com toda a confiança do homem que ganhou o jogo. Na cobrança , Cevallos defendeu. Após o segundo da LDU, de Salas , Cícero marcou o único gol tricolor. Após o gol de Guerrón, Washington correu para a bola com a responsabilidade de já haver perdido um pênalti decisivo (contra o Botafogo , na final da Taça Rio) e bateu fraco para a defesa de Cevallos.

E a Liga foi o primeiro time equatoriano a ser campeão da Libertadores. Sem haver treinado pênaltis na semana anterior à final.

Para o Fluminense, e seu técnico Renato Gaúcho , fica a incômoda lanterna do Brasileiro e a lembrança de que esse ano, que poderia ser o maior da história do Flu, corre sério risco de terminar sem nenhum título .

Para nós , os jornalistas , fica a velha dificuldade de falar de futebol sem usar esses velhos chavões .

Gueixa

5 Comentários »
Estrategicamente perfeita
Um dedilhar de shaminsen
Em cada olhar a espreita
A calma angustiante que tem

Sei que dentro de você
Esconde todos os segredos
Seu mundo é demasiadamente frágil
E seus lábios demasiadamente mudos

Sob um árduo treinamento
Pesa-lhe a doçura
Num instante tão tranqüila
Sobe ao palco na interna tortura

Tamancos pesados
Na mente um pesar
As máscaras não mais cabem
Treinada para não sonhar

Podes ser livre
Com certa restrição
O amor não lhe é possível
Erro sem margem de perdão

Tão triste sua tragetória
Com sorriso no rosto a estampar
De você eu tenho pena
Que só serve pra se olhar

Bem Vindos À Brecha

2 Comentários »
Esse é um blog que foi criado com principal intuito de, em um trabalho conjunto, trazer ao público assuntos tanto atuais quanto passados, procura tratar de assuntos que falem tanto de sentimentos quanto política, relacionamento e futebol de uma maneira nunca antes vista.
Com pontos de vista jovens e uma equipe de bons escritores estritamente selecionados, pretendemos trazer aos caros leitores, desde conselhos até informação sobre seu país ou seus amigos de forma geral, tanto verdades tristes e ácidas quanto notícias agrádaveis.
Espero que gostem do que está por vir, em breve mais textos virão.
21:24