Times cariocas e suas ambições no Canpeonato Brasileiro

4 Comentários »
Após 12 rodadas, algumas transferências, saídas de técnicos e, finalmente, dedicação exclusiva de todos os times ao Campeonato Brasileiro, faremos aqui uma análise dos times cariocas e suas aspirações no campeonato.

Botafogo
Depois de 2 técnicos, uma campanha até agora pífia, um artilheiro que ficou 14 jogos sem marcar e mais uma série de “coisas que só acontecem ao Botafogo”, a diretoria parece finalmente ter visto a baixa qualidade de seu elenco, e a incapacidade de Geninho manter um padrão de jogo. Para isso as contratações de Ney Franco, corajoso técnico que aceitou dirigir o time com apenas um dia de treino, e do ponta ( se eles ainda existem no futebol brasileiro) Gil , parecem ajudar bastante. Como de praxe, algumas apostas , como o argentino Zárate e Lucas Silva , que se destacaram nas segundas divisões dos campeonatos argentino e mexicano , respectivamente.
Pode brigar por uma vaga na Libertadores? Depende de como Gil e Carlos Alberto irão se portar no decorrer do campeonato. O mais provável é que consiga o “prêmio de consolação”, que é a vaga na Copa Sul Americana.

Flamengo
Costuma-se dizer que no Flamengo, 3 derrotas já criam um clima de rebaixamento, e 3 vitórias criam um clima de euforia de “rumo a Tóquio”. O que dizer de 8 vitórias? Com a melhor campanha de todos os campeonatos por pontos corridos desde 2003, o Fla mostra que tem elenco. A saída de Renato Augusto pode ser até positiva para o clube, se vier para o seu lugar o Danilo, ex- São Paulo mesmo. Um problema sério é a saída do artilheiro Marcinho para o futebol árabe. A idéia do excelente técnico Caio Júnior, de colocar Ibson para fazer a função de camisa 10, não parece que vai dar certo. Mas, como a fase no Fla está muito boa...
O Flamengo tem time para ser campeão, mas deve aprender com os erros do Botafogo no ano passado, e (o que parece ser difícil, em se tratando da Gávea) conter a euforia.

Fluminense
Um elenco recheado de estrelas, o favoritismo nas duas competições que disputou, porém, duas quedas para o Botafogo e uma para a LDU deixam o Fluminense com nenhum título em 2008. Com, talvez, os dois melhores atacantes do futebol brasileiro na atualidade (Dodô e Washington) , Thiago Silva, o melhor zagueiro, sem sombra de dúvidas e um dos únicos legítimos camisas 10, o Flu teria time pra ser campeão brasileiro. Contudo, jogou 8 rodadas fora, optando por usar o time reserva, para dar preferência à Libertadores e agora segue na zona de rebaixamento. O time está 12 pontos atrás do primeiro na zona de classificação para a Libertadores, e 17 atrás do líder, e provavelmente não conquistará o campeonato.
A vaga na Libertadores do ano que vem, contudo, é a meta , e pode ser conquistada.

Vasco
Com a eleição do presidente Roberto Dinamite e a conseqüente saída de Eurico Miranda, o Vasco tem, se não nesse ano, num médio a longo prazo, um futuro animador. Neste ano, mostra uma defesa frágil, um ataque bom, e um meio razoável. Leandro Amaral, Morais e Edmundo (esse último em apenas metade dos jogos) são os principais jogadores do clube, que deve usar bastante o fator casa, mas deve fazer figuração no campeonato em termos de título. É o pior elenco do Rio.
Não deve brigar contra o rebaixamento, e o mais provável é que consiga uma vaga na Sul Americana.

A vida como ela é ou como a vemos? -- Parte II

3 Comentários »
(continuação)
E a vida, o que significa para nós?
Heráclico, filósofo grego, defendia que diante ao lado "mau", não daríamos valor ao lado "bom", ou seja, sem a perspectiva da morte, não celebraríamos a vida, ou não a teríamos como o bem mais precioso. É como um idoso ou um doente, vendo a senhora Morte se curvar sobre seu leito, se lamentar pela vida que teve ou por aquela que não teve, e assim, se possível, tentar fazer seus últimos momentos serem coisas significativas e que valham pelos outros "não vividos". Dessa forma, devemos fazer da morte um instrumento de aprendizagem e de recomeço, e não fazer da mesma um instrumento para o caos, destruição e esquecimento dos seus opostos. Ela deve fazer com que preservemos, de verdade, a vida, mas não só à vista do término, e sim sob um processo longo e aproveitado ao longo da vida.
.
Vida. Parece estranho usarmos uma palavra tão curta para expressarmos tudo que somos. Será que nossa existência pode ser tão insignificante ou tão comedida que pode ser representada por 4 letras, tanto em Português e Inglês ou então por 3 letras como em Francês?
.
Mas é importante frisar que somos nós quem fazemos de nossas vidas importantes e significantes. Nós quem somos os responsáveis pelas coisas que nos acontecem e temos o poder de fazer acontecer e de mudar. Entretanto, devemos tocar nossas vidas de um jeito responsável e consciente porque, além de termos o poder sobre nossas vidas, nossas ações produzem reflexos na vida de cada uma das pessoas ao nosso redor. É preciso que pensemos em nós, mas sem nos aforgarmos em egoísmo e arrogância porque nós nos fazemos importantes, e não só para nós mesmos, mas para todos aqueles que conseguem perceber essa importância. Então, dê à essas pessoas o que é precisa para elas perceberem que você sentiu o mesmo, essa "aura" de importância que emana apenas daquelas pessoas que fazem diferença em nossas vidas.

Abraço.

O Ímpar Imperfeito

4 Comentários »
Ele é meu contrário ao avesso
Como se me olhasse num espelho invertido,
Que me exagerasse em cada forma

Não lhe compreendo
Cada gesto seu é um mistério
Não vejo racionalidade em seu aspecto

Ele é o perfeito erro
Não o erro perfeito
Com ele não construiria uma casa
Não constituiria uma família
Não viveria momentos únicos
Nem me proporcionaria a felicidade plena

Só de estar com ele me sinto anormal
Como se estivesse tudo dando voltas e ninguém se importasse com isso
Nós somos os opostos que não se encaixam
E tão confusos e parecidos
Que nem os pensamentos mais rudes se encontram

Nossos corpos não formam um só
Nossa alma não foi dividida em duas
Somos seres individuais
Que não conseguem viver em comunhão

Não fariamos sacrifícios um pelo outro
Nem lhe olhar nos olhos me aquietaria nos momentos tristes
E você não me colocaria em seus braços e me entenderia
Somente olharia em meus olhos e me pediria pra esquecer

Você não se arriscaria
Você não mudaria por mim
Você não seria mais forte que o destino
Que nos fez completos desconhecidos

Não seríamos íntimos
Compartilhariamos do mesmo silêncio
O pertubador, que tomaria as tardes e nos levaria a uma animada nostalgia
Nós viveriamos em planos
E em sonhos nos deleitariamos com a idéia de que um dia isto tudo acabasse


Nos acenariamos e fim
Somente isso e nada mais.

Informativo Mente Aberta -- 15/07

0 Comentários »
Assuntos do boletim:
1- Recesso no blog
2- Grade semanal das publicações
3- Aviso

--

1- Recesso no blog

O período de férias escolares faz com que muitos estudantes viajem. Com isso, alguns escritores irão viajar, e assim, não poderão publicar por um certo período de tempo. Portanto, gostaríamos de informar que alguns autores não escreverão neste tempo. Porém, a maioria estará presente e publicando seus textos. Agradecemos desde já a paciência e compreensão dos leitores.

2- Grade semanal das publicações

Por meio deste, estamos publicando a grade semanal de publicações. Cada escritor postará em um dia da semana, assim, sempre haverão publicações em 7 dos 7 dias da semana. A grade segue:

Domingos: g.winme e/ou Thaco Morat
Segundas: Thaco Morat
Terças: Nilton Saldanha
Quartas: inferninho
Quintas: g.winme
Sextas: L.Hobbit
Sábados: Mahatma Naiads

A mesma entrará em vigor no dia 4 de Agosto, quando acaba o recesso no blog.

3- Aviso

Gostaríamos de avisar aos leitores que as opiniões expressas são pessoais de cada um dos autores, e não a opinião geral dos escritores, nem a do blog.

Grata, Equipe Mente Aberta.
13:28

Nacionalismo às avessas

4 Comentários »
Ao preencher um formulário (do mesmo modelo daqueles que servem para requerer Carteira de Identidade, CPF, Passaporte, etc.) tive um dilema moral ao ter que preencher a lacuna Nacionalidade. Bom, no meu RG está escrito que sou brasileira, no meu passaporte também, mas, afinal, ser brasileiro é ter pura e simplesmente nascido no Brasil?
O que é ser brasileiro?
Antes do advento do colonialismo, não havia brasileiros neste território em que vivemos porque o lugar denominado Brasil ainda não existia. Porém, com a vinda dos portugueses ao Brasil, os filhos destes nasciam aqui, e passavam a ser chamados de brasileiros. Sim, alguns entes da nobreza da época eram brasileiros ao mesmo tempo que alguns escravos indígenas eram brasileiros, ou seja, todos que nasciam aqui eram considerados brasileiros. Incrível, não é!? Então, um brasileiro tinha a coragem de escravizar, massacrar outro brasileiro. Um descendente português não tinha o mínimo pudor para matar um nativo.... Portanto, o nacionalismo aqui não era algo digno de orgulho... Não havia uma identidade nacional já que brasileiros podiam ser pessoas tão diferentes. Se os portugueses admitissem que índios, camponeses, nobres e burgueses eram todos brasileiros, teriam que dar direitos iguais a todos eles. Seria o fim da escravidão, da exploração, para a tristeza da Corôa .
Agora, também tenho minhas dúvidas quanto a outra idéia: se boa parte de nossa cultura só existe graças à colonização portuguesa, poderíamos dizer que somos culturalmente portugueses? Será que se eu fosse considerar os colonizadores de meu país, poderia considerar a minha identidade portuguesa?
Portanto, defini minha nacionalidade de dois modos distintos:
A partir de meu local de nascimento
A partir de minha origem cultural
Então, como defino minha nacionalidade? Será que ela é única?
Hoje, quando ocorre um jogo futebolístico (saudações ao Nilton Saldanha!) como a final da Libertadores entre Fluminense e LDU, os brasileiros (digo aqui de todos os times: Botafogo, Flamengo, Vasco da Gama, etc...) unem-se para torcer para o Fluminense... Aí, eu pergunto: Por que? "Ah, porque temos que torcer pelo Brasil!!!!"
Então, é explicito, todos querem mostrar... eu sou brasileiro!!!!
Fim de jogo, vitória da LDU.... Poxa, ainda bem que eu não sou Fluminense...
Ué! Mas você não estava torcendo pelo “Brasil”? Então você perdeu, camarada!
Agora, não é mais brasileiro?
É aí que está o grande X da questão:
Somos brasileiros por conveniência.
- Brasil: pentacampeão em Copas do Mundo – Sou brasileiro!
- Brasil: país subdesenvolvido – Não sou brasileiro!
- Brasil: melhor seleção de Volleyball no Mundo – Sou brasileiro!
- Brasil: país de terceiro mundo – Não sou brasileiro!
- Brasil: um país de analfabetos – Não sou brasileiro!
- Brasil: um país de criminalidade – Não sou brasileiro!
- Brasil: um país de corrupção – Não sou brasileiro!
Aí vem o desespero pois temos muito mais motivos para não sermos brasileiros do que para nos orgulharmos de nosso país.... Portanto ao assinalar a nacionalidade brasileira em um documento podemos entrar em conflito com nossa própria ideologia. Se eu não me considero brasileiro, porque tenho que escrever que o sou? Ser brasileiro é muito mais do que nascer nessas fronteiras, é se orgulhar dos prós e contras, das belezas e contradições de nosso país. Mas, principalmente, é saber valorizar o que as outras nações nos trazem sem perder nosso caráter nacional. Isso nos leva a seguinte manifestação...
Gostaria de manifestar a minha reprovação em relação à uma idéia defendida por inúmeros nacionalistas de plantão: ser brasileiro é viver nacionalmente, ou seja, não sucumbir às tendências globais.
É impossível, a mídia não deixa isso acontecer, e não é necessário valorizar somente sua própria nação. Podemos conhecer culturas alheias à nossa, aproveitando inúmeros elementos, mas obviamente valorizando também elementos de nossa própria cultura. Desenvolver um nacionalismo xenófobo não é saudável pois pode induzir a uma alienação já que a globalização faz parte de nossas vidas.
Tudo tem seus prós e contras, assim como o Brasil. Portanto, devemos orgulharmo-nos de nosso país mesmo que além dos prós ele apresente, pelo perdão da palavra chula, muito “podres”.
Porém, o meu foco aqui é o nacionalismo...
Percebo então que não é possível definir o pais em que vivo pois é apenas uma nomenclatura relacionada ao território em que nasci. Portanto, culturalmente, se me perguntarem minha nacionalidade direi sem exitar “Sou uma cidadã do Mundo...”pois nasci em meio às mais variadas culturas....
E você? Qual é a sua nacionalidade?
“Brava gente brasileira, Longe vá temor servil; Ou ficar a pátria livre, Ou morrer pelo Brasil” – Trecho do Hino da Independência do Brasil (Evaristo da Veiga)
“Cabra gente brasileira, Descendente de macaco, Que trocou a Cruz de Cristo pelos ramos de tabaco.” – Paródia feita pelos portugueses sobre a identidade dos brasileiros na época colonial. Só eles não vêm que os filhos deles que nascem no Brasil são brasileiros. Portanto, quem eles acham que estão criticando?
Um abraço!
Mahatma Naiads