"Think a Little. Change a Lot."

0 Comentários »

O professor britânico Richard Wiseman lançou recentemente um livro que tem povoado as postagens de vários blogs; "59 Seconds: Think a Little. Change a Lot." (59 Segundos. Pense um Pouco. Mude Muito). Neste livro, o professor busca maneiras de mudar a vida das pessoas, através de conselhos cientificamente comprovados, que tornam os episódios da vida mais funcionais e eficazes. São pequenas "sac
adas" que podem trazer mudanças positivas generosas. Mostrarei e comentarei, abaixo, as 10 maneiras de mudar a sua vida em 59 segundos:

1. Na próxima vez que você for a uma reunião importante, obtenha uma fácil e rápida vantagem psicológica sentando-se no meio do grupo. (Acreditem, funciona! Quando você está em posição mais periférica, sente-se excluído do grupo, dando uma certa insegurança. Ao se localizar no meio, há uma sensação de inclusão que vem simultanemente a uma sensação de importância, por estar no meio, numa posição central, que dá um pouco de destaque e segurança.)

2. Durante um encontro, comece indiferente e depois torne-se mais positivo; foque em coisas que ambos desgostem e imite a linguagem corporal de seu par.(Imitar a linguagem corporal no início parece funcionar, pois garante que ajamos mais ou menos da mesma maneira que a outra pessoa, evitando possíveis desentendimentos. Não é preciso mostrar tudo sobre você já de cara. Às vezes, isso assusta. De resto, já não sei exatamente o que dizer, porque nunca pensei muito antes de agir em um encontro. Tentei levar as coisas com mais naturalidade.)

3. Para proporcionar um aumento significativo em sua felicidade, force seu rosto a sorrir e segure essa expressão por 20 segundos. (Funciona! Tudo bem que pode ser apenas a curto prazo, mas forçar um sorriso, um sorriso mesmo, "sorrisão", funciona de verdade!)

4. A melhor maneira de conseguir que alguém goste de você não é fazendo um favor, mas fazendo com que essa pessoa faça um pequeno favor para você. (Você pode fazer favor a qualquer pessoa do Mundo, mas quando essa pessoa retribui com algum favor, é porque tem consideração e gosta de você. Faz todo sentido!)

5. Para diminuir com a bebida e a comida, use copos estreitos, coloque um espelho em sua cozinha e mantenha um diário alimentar. (Para mim, um espelho na cozinha não parece criar um ambiente tranquilo e agradável para ser feita uma refeição. Gera um certo desconforto. Mas o diário alimentar funciona: o problema é a preguiça de mantê-lo diariamente...)

6. Compre experiências e não bens. Vá a um show, filme, lugar diferente ou um restaurante estranho: qualquer coisa que forneça uma oportunidade de fazer algo com outras pessoas ou de contar aos outros depois. (Faz sentido! Uma viagem a um país estrangeiro dura muito mais tempo na sua memória do que um relógio Rolex...)

7. Ajude a atingir seus objetivos contando-os a amigos, familiares e colegas.(Dividir as coisas com os outros pode ser, por vezes, muito dificil. No entanto, conversar sobre seus planos com as outras pessoas dá oportunidade para que pessoas externa exponham sua opinião de forma que você possa fazer as melhores escolhas possíveis.)

8. Para ajudar a manter um relacionamento vivo, lembre-se de balancear cada comentário negativo com cinco positivos. (A vida não é feita somente de reclamações. Reconhecer o que há de bom no outro é uma das coisas mais importantes para um relacionamento. Há um reconhecimento dos defeitos, é claro. Mas ver a outra pessoa como um conjunto de problemas não é algo saudável. Equilíbrio, sempre!)

9. Quando for procurar um emprego, aumente sua credibilidade mencionando qualquer fraqueza óbvia no começo da entrevista. (Afinal, prepotência não é uma característica pessoal muito apreciada. Não precisa colocar na mesa todos os seus defeitos. No entanto, admitir que tem fraquezas é algo que aumenta sua credibilidade, pois você foi sincero.)

10. Vá atrás de mudanças “intencionais” começando um novo hobby, filiando-se a uma organização, aprendendo uma habilidade, iniciando um projeto ou conhecendo novas pessoas. (Sempre pensa: para que vou fazer isso se sei que nunca levarei isso à frente? Amigo, não importa! Viva cada momento! Se neste momento você quer escrever, crie um blog! Se quer cozinhar, vá ao mercado e mãos à obra! Que pintar? Vá a uma escola de artes. Afinal, você não precisa ser um Machado de Assis, um Claude Troisgros, um Picasso, para se divertir!)


Leia esta postagem também em "Around the World in 80 Posts", o novo blog de Mahatma Naiads com a colaboração de Sarah Haushofer.
15:50

0 Responses to ""Think a Little. Change a Lot.""

Postar um comentário